sábado, 28 de março de 2009

28 de Março de 2009

Found itCasa Museu Teixeira Lopes [log]
(Traditional Cache)



No centro de Gaia o visitante encontra a casa e o atelier de António Teixeira Lopes (1866-1942), um dos maiores escultores portugueses de todos os tempos.

Compreender o universo cultural do nosso Concelho obriga-nos a mergulhar em espaços de sentido em que a arte se conjuga com a grandeza dos génios ilustres que sublinharam com virtuosismo a identidade dum povo.

Vila Nova de Gaia pode orgulhar-se de possuir um dos núcleos museológicos mais importantes do País (Casa-Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo), quer pela importância do seu acervo quer pela notável arquitectura do seu núcleo expositivo.



Found itPedra da Audiência [Gaia - pt+en] [log]
(Multi-cache)



Uma mesa larga de granito, a Pedra da Audiência é ladeada por dois bancos e encabeçada por outro mais alto, atrás do qual se ergue, majestoso e frondoso, um velho sobreiro. Único monumento do género em Portugal, foi por decreto de 20 de Agosto de 1946 classificada, com o seu inseparável sobreiro, imóvel de interesse público. Antes de existir a Pedra da Audiência, os julgamentos ter-se-iam efectuado nas igrejas e, mais tarde, nos adros e pousadouros.


Found itSobre aço e betão [log]
(Traditional Cache)



Quantos quilómetros já fez pelas nossas estradas e vias-rápidas? Já imaginou como elas são feitas ou projectadas? Já olhou realmente para uma das nossas pontes?

Quando conduz pensa em pilares, juntas de dilatação, tabuleiros, vigas ou apoios?



Found itCastelo de Gaia [log]
(Traditional Cache)





Lugar com um enorme simbolismo e misticismo, o Lugar de Gaia é a parte mais alta da colina de Gaia, tendo por isso uma situação priveligiada sobre o Rio Douro.

Inicialmente, foi um castrejo fortificado, da idade do bronze final. Desde daí passou por várias mãos, ao sabor das conquistas dos povos. Foi de Romanos, Muçulmanos e Galegos, onde esteve na origem da Lenda de Gaia. Foi ocupado pelas tropas Miguelistas, durante as lutas com os Liberais.
Em todas estas lutas, o castelo foi sendo sucessivamente destruído, e hoje quase nada resta dele. Além dos factos históricos e das lendas, pouco mais se sabe deste sítio, embora vários investigadores se tenham dedicado a estudar o local.

Mais recentemente, e após um desmoronamento de terras, foram descobertas as ruínas da porta sul do castelo, na rua do Rei Ramiro, junto dos armazéns "Fonseca Gimaraens".

Quem passar pelo local, pode observar vestígios do primitivo porto que esteve na origem do nome Portus Cale, da porta de entrada na Villa de Gaya e das escadarias que davam acesso ao castelo, as escadas da Boa Passagem.



Found itM.I.A [log]
(Unknown Cache)




Mas que grande aventura...



...vale a pena visitar!