sábado, 11 de julho de 2009

11 de Julho - "Operação Biológica"

Found itParque Biológico de Gaia (cache temática)
[log] (Traditional Cache)



Num sábado em que não havia nada demais para fazer, e depois de uma festa de arromba na noite anterior, só saberia mesmo bem um passeiozinho na natureza, hum??? E porque não o Parque Biológico de Gaia que já não vou há tantos anos???
Que bela ideia tive. Ainda por cima: "TEM LÁ UMA CACHE. Eheheheh..."

E pronto, foi assim que começou a aventura pelo parque.
Eram já 17h e pouco quando lá chegamos. Ora, o horário dizia que aquilo fechava às 19h. Tínhamos de ser muito rápidos se queríamos ver tudo. E assim foi. 1º passo: comprar o bilhete (5€), na minha opinião um preço abaixo do normal dada a dimensão do parque e dos custos de manutenção que o local deve exigir. Junto da entrada tinha uma exposição de tributo a Charles Darwin. Mas decidimos deixar essa parte da visita para o fim.
E assim seguimos pelo trilho recomendado. São cerca de 3km de passeio onde podemos parar nos miradouros de modo a apreciar os animais no seu "ambiente natural". Eles estão muito bem cuidados assim como as suas "casas" e todo o ambiente envolvente.
São kms de natureza no seu melhor ;)
E assim fomos vendo lontras, águias, cavalos, esquilos, tartarugas, veados... Um leque variadíssimo de espécies!
Satélites de GPS: pois, isto já era um problema. Só resolvi ligar o meu NDrive quando já estava dentro do parque. Má ideia, dado que a vegetação impedia a recepção dos mesmos. Só já perto do BIORAMA, um sítio mais descampado, é que consegui obter sinal. E depois lá se foi mantendo mais ou menos.
BIORAMA? É uma zona do parque, parecem 4 grandes estufas, e que recriam alguns ambientes do planeta: trópicos, deserto... O nosso primeiro impacto foi mesmo com DINOSSAUROS.


Antes desta zona passamos ainda na zona de recobro, e que é importante referir. Aqui acolhem alguns animais feridos que depois de tratados e acarinhados voltam à liberdade. É muito interessante ver o carinho com que eles são tratados.
Depois destes dois espaços vimos um celeiro com os vários tipos de matérias primas e alguns animais "domésticos", como gansos e galinhas. Um pouco mais à frente uma casa antiga com um moínho. E fomos indo, caminhando, apreciando a paisagem e quando demos por nós já eram 19h30. Tínhamos de nos despachar! Os últimos 500m já foram vistos meio a correr mas deu para ver tudo com alguma calma.
Sim, ainda fomos à exposição. Claro que não pudemos ver as coisas ao pormenor mas, reparem na fera que lá estava... Ainda tive um encontro imediato de 3ºgrau com ela:


Espectacular. E pronto... Demos por terminada a visita com a sensação de que foi uma boa visita