![]() | Kindness [log](Unknown Cache) |


Numa tarde que se avizinhava calma, ouvi dizer: "Ah e tal, estava a pensar ir fazer a nova cache do Insano. Queres ir??? Acho que é para ali...". E assim foi. Eu, o Nuno, a Carina e o Nelson estavamos prontos para mais uma aventura. E ainda nem sabíamos o que nos esperava.
Quando me disseram que era quase certo ser naquele túnel que liga Porto a Gaia, por baixo do rio Douro, eu nem queria acreditar... Será que é desta vez que vou descobrir o tal local referido nos livros de "Uma Aventura"???
Chegados ao GZ fiquei admiradíssimo: finalmente uma cache junto àquele fantástico palacete que, na minha nobre opinião está sub-aproveitado. É uma estrutura lindíssima e que sem dúvida merecia um tratamento melhor. Se me saísse o euromilhões até poderia ser um dos meus investimentos. É uma zona que me agrada muito. Chegamos ao estacionamento e paramos o cachemobile da carina. 60 metros para ali??? Ok... Então se calhar devemos subir as escadas... Mas... Esperem lá! Está alguém à janela. Deixem lá. Vamos avançar. E lá fomos nós investigar o local.
Em frente à casa haviam algumas ervas crescidas com direito a algumas silvas. Depois de nos colocarmos no lado mais a este da casa vimos que não seria por ali. Resolvemos então avançar pelo alpendre de onde se viam algumas divisões da casa muito mal tratadas. Uma delas estava coberta com umas placas de madeira e pareciam tapar um fosso. Já nas traseiras da casa vimos um caminho para a esquerda e outro à direita. O da esquerda ia dar a umas residências particulares e tinham um túnel muito pequenino e pensámos de imediato que não poderia ser aquele. Depois investigamos o flanco direito. Ora bem... Deste lado temos umas escadas para o andar de cima, uma zona com um tanque e mais uma passagem pela casa que ia dar à parte exterior do edifício. E foi o caminho que seguimos. Reparamos de seguida, que havia mais um caminho por ali acima e eis que... Channnannn... Encontrámos a entrada que está na primeira foto. Apesar de nos parecer um pouco apertada a entrada, lá enviámos a cobaia Nuno para testar o local. A 20 passos da entrada voltou para trás porque o resto do percurso tinha água. O próximo a tentar fui eu. Lá pus a lanterninha utilizada na rota dos túneis na cabeça e... upa upa... Lá vamos nós. Mas para começar bem, resolvi dar meia volta e tentar de novo pois não estava a contar os supostos 69 passos. Mas... Nesta reviravolta... TUUUUMMMM... Uma turra no tecto da gruta. Aiaiaiaiiai... Pronto, doeu um pouquito. Mas não foi isso que me deteve. Lá fui eu, pé ante pé a contar os passos e, finalmente chego à parte da água. A partir dali tive de ir sempre pé ante pé junto à berma do lado esquerdo que era a única que mantinha os meus pés secos. 69 passos e cache na mão. Era impressionante a quantidade de mosquitos e aranhas, e teias de aranha que o local tinha. Mas digo-vos uma coisa: valeu a pena. Sentir a adrenalida de estar num sítio muito fechado, sem saber o que nos poderia aparecer... Foi um máximo. Log feito, estava na hora de voltar para trás. Uma foto com o geopussy e... Pronto! Já estávamos de volta à realidade. Mais uma volta à casa e estávamos prontos para a próxima aventura.
![]() | Cais da Fontaínha - V N Gaia [log] (Traditional Cache) |


Já cá tínhamos passado antes. Claro que sim. E tínhamos feito um redondo DNF. Azar o nosso na altura... A cache esteve, em tempos, muito bem escondida de muggles malandros que decidiam sempre desertar com o nosso tesourinho. Estava longe de mãos alheias e de mãos experientes. Mas, havia sempre alguém que salvava o barato.
Caramba... esqueci-me de lhe perguntar o nome...
Sim, o famoso senhor, que costumava apreciar tudo da janela, apareceu. Desta vez, não precisou de trazer a cadeira, como já havia feito com outros geocachers. Mas quando viu que estávamos a procurar no sítio antigo não hesitou em apontar-nos o novo local. loool. Este está mesmo acessível.
Passados nem 2 min já tinha descido para passear o seu cãozinho. Ainda nos perguntou se já tínhamos feito as caches do castelo e da quinta das devesas. Pareceu-nos muito bem informado. Ainda nos queria dar uns conselhos para essas ;)
Depois de logar, mais umas fotos, mais um dedito de conversa com o senhor para não sermos mal educados e pronto!